Código: | LAIS206 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | AP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
José Amilcar Capinha Gil |
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Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier José Amilcar Capinha Gil |
Português
1. Conhecer e refletir sobre conceitos gerais das artes e do património quer cultural quer natural, articulando saberes teóricos, práticos e experienciais.
2. Desenvolver competências analíticas e interpretativas em relação à arte em geral e ao património em particular.
3. Desenvolver competências práticas nos campos das artes dramáticas e musicais.
A. Noções de arte e património; Exemplos de património mundial em Portugal; Fado e Cante alentejano; Instrumentos tradicionais (e.g. cavaquinho); música e danças tradicionais.
B. Técnicas de análise e interpretação dos fenómenos artísticos e patrimoniais; Níveis de qualidade artística; enquadramentos legais.
C. Técnicas elementares de expressão musical e dramática; prática vocal e instrumental (cavaquinho…); prática e adaptação coreográfica rudimentares de danças tradicionais portuguesas; técnicas elementares de encenação e representação; performance corporal em espaço teatral; máscara facial.
Os temas a desenvolver nesta Unidade Curricular visam conferir aos alunos os conceitos fundamentais ligados às artes e ao património, assim como ferramentas que lhes permitam levar à prática ações ligadas à organização e dinamização cultural de públicos diversos. Os conteúdos programáticos são articulados tendo como base dois eixos fundamentais: a componente teórica e a implementação prática, de modo a facilitar a consolidação da aprendizagem.
A articulação entre os conteúdos e os objetivos é a seguinte: A com 1; B com 2; C com 3.
As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas programáticas e a experimentação prática, individual e grupal, de processos artísticos performativos. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de documentos e a produção e apresentação de trabalhos.
A participação em processos de exposição oral, debate, experimentação prática, pesquisa, leitura e produção permitem o saber integrado que é anunciado nos objetivos e que inclui conhecimento, compreensão, apropriação e criação multimodais.
A avaliação será contínua e incluirá:
- Assiduidade e participação – 45%
- Realização e apresentação em trios de um PowerPoint sobre um exemplo de património da humanidade em Portugal – 15%
- Produção e apresentação de uma performance (musical e dramática) em trios, a partir de um exemplo de Cante Alentejano ou música popular/tradicional portuguesa – 30%
- Ponderação – 10%
A avaliação e classificação serão construídas e atribuídas pelo próprio estudante, em parceria com os docentes e com base no cumprimento efetivo de critérios acordados.
Em situação de exame, a avaliação incidirá sobre a realização e apresentação individual de um PowerPoint (peso de 40%) e de uma performance (peso de 60%), tais como descritos.
O regime de assiduidade prevê um mínimo de 50% de presenças para os estudantes trabalhadores e de 75% para todos os outros.
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